terça-feira , 23 abril 2024
EleiçõesGoiás

Marconi ganha presente antecipado de Natal: redução do indexador da dívida do Estado coloca mais R$ 400 milhões no caixa, por ano

O presente de Natal do governador Marconi Perillo chegou mais cedo este ano: o Senado acaba de aprovar o projeto que dá um desconto nas dívidas dos Estados e abre mais espaço para a contratação de novos financiamentos e ampliar investimentos.

Trata-se da mudança do índice que corrige as dívidas que foram negociadas com o Governo Federal na década de 1990. O saldo dessas dívidas passará a ser corrigido pela variação do IPCA, mais 4% ao ano. Atualmente, esses débitos são corrigidos pelo IGP-DI, mais juros de 6% a 9%.

Na prática, o novo indexador garante que a correção das dívidas dos Estados vai cair em mais de 50%. Goiás, por exemplo, poderá ser beneficiado com uma “sobra” de R$ 400 milhões anuais, no mínimo – o cálculo correto ainda não foi divulgado pela Secretaria estadual da Fazenda.

Haverá reflexos também na diminuição do saldo das dívidas, o que abrirá espaço para novas operações de crédito para o Governo do Estado.

[vejatambem artigos=” 42811,42794,42789,42675… “]