sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Dona Iris sai da Executiva do PMDB, mas não larga a Fundação Ulysses, que ela preside há um ano e meio e nunca produziu nada de importante

A Fundação Ulysses Guimarães é o órgão de estudos e pesquisas do PMDB. Mantida com recursos do partido – e, portanto, dinheiro público –, a instituição deveria se constituir em um núcleo de inteligência para dar suporte às atividades peemedebista.

Mas, pelo menos em Goiás, isso passa longe da realidade. Presidida há um ano e meio pela deputada federal deseleita dona Iris Araújo, a seção estadual da Fundação Ulysses nunca foi capaz de produzir uma ideia, um projeto, promover um seminário, uma palestra, qualquer coisa, enfim, para justificar a sua existência e os recursos públicos que consome.

Quando assumiu o comando da Fundação Ulysses, em maio de 2013, dona Iris Araújo fez um discurso prometendo convocar as melhores cabeças pensantes da sociedade e preparar um plano de Governo para ser apresentado em 2014, na campanha do PMDB. É claro que não cumpriu.

Pior ainda: a Fundação Ulysses, em Goiás, transformou-se em escritório particular da deputada e hoje não resiste a uma auditoria sobre os seus gastos recentes, que não tiveram qualquer relação com as finalidades da instituição, definidas pelo seu Estatuto como “elaborar projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia”. Para tanto, deveria promover seminários, cursos, publicar estudos, estabelecer parcerias com outras instituições educacionais e democratizar o conhecimento, entre outras.

Eis aí uma bela ficção. Ou melhor: a Fundação Ulysses Guimarães, seção goiana, sob o comando de dona Iris Araújo, é uma ficção.

[vejatambem artigos=” 41921,42880,42859,42697… “]