quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

O Popular massacra Paulo Garcia e lembra ao goianiense que a Capital vive os piores dias de sua história

A edição desta segunda-feira do jornal O Popular publica três análises avassaladoras a respeito da administração do prefeito Paulo Garcia (PT), assinadas pelos jornalistas Fabiana Pulcineli, João Lemes e pelo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU), John Mivaldo da Silveira.

Lemes e Pulcineli jogam luz sobre a incompetência da equipe responsável pelo relacionamento entre o Paço Municipal e a Câmara de Vereadores às vésperas da votação do projeto de lei que estipula aumento linear de 57,8% no IPTU de Goiânia. Também dizem que o prefeito não conseguiu provar para população que o reajuste é justo, uma vez que o valor que hoje é arrecadado com impostos – já alto – não é revertido em benefícios para cidade.

“A prefeitura ainda não convenceu de que merece esse crédito tão caro ao bolso do contribuinte”, diz Pulcineli. “Problemas na cidade persistem e cortes na estrutura administrativa ainda seriam possíveis, o que reforça a sensação de que o aumento proposto é abusivo”.

Lemes afirma que Paulo Garcia terá grande dificuldade para aprovar o aumento do IPTU na Câmara porque a resistência dos vereadores é enorme. “Líderes de partidos e de grupos na Casa reclamam da falta de diálogo – e principalmente de obras – com a gestão municipal”, diz o jornalista.

(IN) SUSTENTABILIDADE

John Mivaldo escolheu, para o seu artigo, um tema que Paulo Garcia impôs à pauta das eleições de 2012, mas que foi prontamente abandonado depois que a sua reeleição foi confirmada: sustentabilidade.

Mivaldo trata como “utopia” a proposta de erguer os alicerces de uma comunidade sustentável em Goiânia a curto prazo porque, na sua opinião, predominam na cidade os interesses do mercado imobiliário, que confrontam os interesses públicos. “Poderá Goiânia voltar aos seus propósitos iniciais de uma cidade ambiental e socialmente sustentável?”, pergunta o presidente.

Ele mesmo responde a questão. “Para que Goiânia volte a emergir no seu propósito de sustentabilidade, é preciso, inicialmente, que o município reassuma o seu compromisso com o planejamento urbano. (…) É necessário ainda reconhecer os erros históricos”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...