quinta-feira , 28 março 2024
GoiásImprensaNacional

Em editorial, Jornal Opção diz que discurso de posse de Marconi foi de “primeira linha” e “propôs um futuro para Goiás”

Em seu editorial desta semana, o Jornal Opção diz que o discurso de posse do governador Marconi Perillo, perante a Assembleia Legislativa, no último dia 1º, “foi de primeira linha, de matiz filosófico e sociológico, além de bem escrito e bem formulado, com lógica precisa e objetiva”.

Examinando o texto, o Jornal Opção lembra: “Ao contrário do economista Delfim Neto, que dizia que primeiro era preciso fazer o bolo crescer para depois dividi-lo com a sociedade, Marconi Perillo tem uma visão mais ampla do crescimento e do desenvolvimento. Aproxima-se do economista britânico John Maynard Keynes e, entre os brasileiros, do filósofo José Guilherme Merquior, que defendia, digamos, uma espécie de liberalismo social. O tucano-chefe percebe, com precisão, que, ao contrário do que pregam marxistas ortodoxos, o Estado não é um instrumento de classe, da classe dominante, e sim, sobretudo, um instrumento da sociedade. Ao mesmo tempo que incentiva o crescimento, com incentivos fiscais e criação de infraestrutura adequada e moderna para a iniciativa privada, o gestor goiano faz apostas cruciais no desenvolvimento”.

A visão de solidariedade social do governador, segundo o semanário, supera a sua condição de administrador eficiente do Estado. “’Junto a conquista [o crescimento do PIB, por sinal superior ao do País], sonhamos também com a evolução do PIB per capita estadual nas mesmas bases, isto é: fazer com que a distribuição de renda para os goianos tenha crescimento equivalente ao da economia’, afirma o político. O que está sublinhando é que o crescimento deve, obrigatoriamente, incluir o desenvolvimento. Os frutos do crescimento devem ser repartidos durante o processo de expansão da economia, e não depois. ‘O Estado deve distribuir igualitariamente os frutos do crescimento econômico e fazer disso a base para a convivência de todos os seus cidadãos. (…) A justiça social estará na matriz de todas as minhas decisões’, destaca o líder do PSDB.

No final, o editorial arremata: “Políticos, empresários e setores corporativos devem prestar atenção num fato: o governador Marconi Perillo, em busca de inserir Goiás e a si próprio no cenário nacional, de maneira mais sólida, está cada vez mais determinado a pôr o Estado a serviço da sociedade. Pode desagradar alguns, até muitos, mas certamente vai beneficiar a maioria dos goianos. Aquele que interpretar o tucano-chefe com as luzes do passado — ‘ah, depois tudo volta à normalidade, à rotina, com as acomodações de sempre’ — poderá dar, para usar uma expressão démodé, com os burros n’água. Marconi Perillo radicalizou o Tempo Novo e muitos, inclusive aliados, não estão percebendo a mudança de rota”.

[vejatambem artigos=” 43312,43303,3… “]

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...