terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

Ao jornal O Hoje, Raquel Teixeira revela que espera voltar a pagar a titularidade com ajuda do Governo Federal. É o mesmo que sonhar em vão

Em entrevista ao competente Murilo Santos, no site e nas páginas do diário O Hoje, a nova secretária de Educação, Raquel Teixeira (que continua em viagem aos Estados Unidos), revela que o Governo do Estado pretende voltar a pagar a titularidade aos professores – com ajuda do Governo Federal.

Raquel não explica como, onde e quando. Não existem precedentes de ajuda do Governo Federal para que Estados paguem seus funcionários, a não ser programas institucionalizados e estáticos como o Fundeb, que já despejam recursos em Goiás e não contam com margem para acréscimos salariais extras aos professores.

Pode ser que a nova secretária esteja contando com a fatia de Goiás no bolo de recursos que, em tese, virá da exploração do petróleo escondido no pré-sal. Não é de hoje que o governador Marconi Perillo afirma e reafirma que o dinheiro que caberá ao Estado nos royalties do pré-sal será investido na Educação.

Mas aí a porca torce o rabo: mesmo se a Petrobrás superar suas dificuldades financeiras, mesmo se a engenharia for eficaz para extrair, mesmo se o preço do barril voltar aos US$ 100 dólares e mesmo tantos outros fatores negativos que seria exaustivo enumerá-los aqui, os primeiros caraminguás do pré-sal só chegariam a partir de 2034 – isso mesmo: 2034.

Até lá…

[vejatambem artigos=” 43434,43504… “]