quarta-feira , 17 abril 2024
Goiânia

Calor africano de Goiânia faz juíza dispensar uso de terno e gravata nas audiências

Veja matéria do site Rota Jurídica:

As altas temperaturas registradas em Goiás fizeram a juíza Suelenita Correia, da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual Goiânia, dispensar o uso da tradicional vestimenta dos advogados durante audiências. Em uma postagem nas redes sociais, a magistrada escreveu que fica com pena dos homens que são obrigados a usar terno e gravata nesse calor. “É muito desconforto. Por isso, aos que forem participar de audiências comigo fiquem à vontade para irem sem mencionada indumentária”, publicou a juíza.

No TJGO não há qualquer exigência de terno nas câmaras e seções, porém a solicitação é que os advogados usem o bom senso. O Decreto Judiciário nº 2923/2011, por exemplo, veda o ingresso no Tribunal e nas demais unidades judiciárias de pessoas com vestimentas inadequadas (calção, bermudões, short, camiseta regata, minissaia, blusa com decote acentuado, chapéus e bonés), exceto em casos de urgência ou de impossibilidade financeira do visitante de vestir-se de outro modo.

No ano passado, a seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) chegou a solicitar ao Judiciário a dispensa do uso de paletó e gravata durante o verão. Mas não houve qualquer determinação nesse sentido. No Rio de Janeiro, o presidente do TJRJ, desembargador Valmir de Oliveira Silva, divulgou aviso, no último dia 15 de janeiro, dispensando os advogados do uso de paletó e gravata na primeira instância para despachar e transitar nas dependências dos fóruns de todo o estado. A medida vai até o dia 20 de março.

Para advogados goianos, a adequação da vestimenta ao clima quente é bem vinda, desde que a mesma seja compatível com o ambiente forense. Dyogo Crosara, advogado eleitoral, conselheiro seccional da OAB e diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), observa que o que faz o advogado não é sua vestimenta. “Vivemos um período quente do ano e os juízes devem deixar a formalidade excessiva de lado e garantir que os advogados tenham maior conforto em sua atuação”, salienta.

Pedro Paulo de Medeiros (foto), advogado criminal e conselheiro federal da OAB, diz respeitar e compreender a justificada posição de quem defende a abolição, ainda que provisória, ao uso da gravata e paletó. Ele lembra que essa é uma posição que a Ordem vem buscando massificar, pois é o desejo da maioria dos advogados goianos. “Posição pela qual me empenho como dirigente da Instituição. Pessoalmente, valorizo a liturgia e a solenidade dos atos, por isso continuo utilizando a gravata e o terno”, diz.

O vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg),Tomaz Aquino, ressalta que, assim como o processo serve ao direito material, as formalidades, inclusive aquelas relativas à vestimenta adequada, devem servir ao objetivo que se propõe. Histórica e tradicionalmente, lembra ele, terno e gravata são a indumentária do profissional causídico. “Mas a adequação ao nosso clima tropical é bem-vinda, desde que a vestimenta seja compatível com o ambiente dos tribunais.”

Exemplo

Para Marcelo Feitosa, advogado agroambiental e conselheiro seccional da OAB, a juíza goiana agiu bem ao dispensar o uso do terno e gravata. Ele acredita que o Goiás deveria seguir do Rio de Janeiro e de outros Estados, que já normatizaram medida relacionada à dispensa do uso do traje durante o verão. “Deve ser determinado o uso de camisa e calça social, o que não alteraria em nada a formalidade e a seriedade do ambiente forense”, completa.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...