terça-feira , 16 abril 2024
Goiás

Goiás reduz ocorrências de furto de veículos e roubos a estabelecimentos comerciais, além de recuo na taxa de homicídios

O ano de 2014 terminou com redução e estabilidade de importantes indicadores de criminalidade em Goiás, segundo o balanço concluído neste sábado pela Secretaria estadual de Segurança Pública, divulgado pela internet.

O balanço revela que houve queda nos registros de homicídio, furtos a veículos e roubos a estabelecimentos comerciais, tanto em números absolutos quanto em relação à taxa por 100 mil habitantes, metodologia utilizada internacionalmente pelos órgãos de segurança.

A queda na taxa por 100 mil habitantes foi de 1,32% nas ocorrências de homicídio em todo o Estado. Em 2013, a taxa foi de 38,81. Ano passado, ela ficou em 38,30. Foi o primeiro recuo dos últimos anos, após praticamente uma década de altas consecutivas.

Em relação ao furto de veículos, a retração foi maior: de 92 por 100 mil em 2013 para 87 por 100 mil em 2014 (menos 4,59%). Isso significou, em números absolutos, uma diminuição superior a 3%. Vale ressaltar, ainda, que o índice de recuperação de veículos furtados ou roubados em Goiás é superior a 85%.

A maior diminuição ocorreu nos registros de roubo a estabelecimento comercial. Em Goiás, a taxa caiu 17% – o que representa uma queda de 16% em números absolutos. Já em Goiânia, a queda foi ainda maior: de 28% na taxa por 100 mil habitantes.

A redução desses indicadores de criminalidade coincide com o aumento no efetivo das corporações (com ingressos de novos profissionais na Polícia Civil e Militar em 2014) e, consequentemente, um incremento também na produtividade das duas instituições. A Polícia Civil, por exemplo, registrou um aumento de 31% em todos os procedimentos realizados. E a Polícia Militar, por sua vez, aumento em 40% o número de operações em todo o Estado.