quinta-feira , 25 abril 2024
GoiâniaImprensa

Afonso Lopes: “Detran não consegue realizar com mínimo de competência sua mais elementar obrigação: fornecer documentos de veículos aos seus proprietários”

Em artigo no Jornal Opção, o mais experimentado comentarista político de Goiás, Afonso Lopes, avalia as consequências políticas da situação de caos que perdura no Detran há mais de um mês.

“É evidente e inegável que alguma coisa não funcionou bem numa suposta migração de sistemas de informática que o Detran teria realizado durante o recesso que se impôs. Foi um tempo pra lá de razoável, mesmo contando com os tantos feriados prolongados entre as comemorações de Natal e Ano-Novo. A direção do órgão explicou que a base de informações reúne bilhões de dados, mas mesmo assim fica muito difícil entender porque se levou tanto tempo para um resultado tão catastrófico. Até parece que a mudança foi analógica, manual, e não digital, realizada por máquinas que fazem bilhões de cruzamentos de informações por minuto. A Nasa, por exemplo, deve ter um banco de dados zilhões de vezes maior que o Detran, e também deve ter promovido inúmeras migrações de sistemas desde seu início nos anos 1950/1960, mas nunca se teve qualquer informação de que a agência espacial dos Estados Unidos ficou tanto tempo assim para promover qualquer modernização. E, o que é ainda pior, que depois de tudo pronto, deu xabu na hora de colocar a coisa toda pra funcionar”, escreve o jornalista.

Afonso Lopes conclui que o Detran está em débito com a população goiana. “Detran deve mesmo explicações, tanto aos seus milhares de usuários como ao Palácio das Esmeraldas e à população em geral”, explica. E arremata com uma advertência: “Até porque a falha geral no sistema pode suscitar dúvidas sobre outras questões, tão ou mais graves que as filas. Por exemplo, se o sistema de documentação implantado é absolutamente confiável para evitar manipulações criminosas no futuro”.

[vejatambem artigos=”43717,43712,3… “]

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...