sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Número de infrações de rua autuadas por agentes em Goiânia despencou. Traduzindo: a SMT não está trabalhando

Reportagem publicada na edição desta segunda-feira do jornal O Popular mostra que caiu drasticamente o número de infrações de trânsito autuadas por agentes da prefeitura em Goiânia em 2014. Os servidores da SMT registraram 5.917 motoristas por avanço de sinal vermelho durante todo o ano passado, o que representa 0,8% do total de multas para esse tipo de infração. As demais multas foram autuadas em função dos flagrantes feitos pela fiscalização eletrônica.

Há apenas uma explicação para este fato: os agentes estão trabalhando menos ou, na melhor das hipóteses, em compasso de tartaruga, descompromissados com a humanização do tráfego de veículos na Capital.

Nota-se a mesma discrepância entre fiscalização humana e fiscalização eletrônica nos casos de avanço sobre a faixa de pedestres durante a mudança de sinal. Os pardais notificaram 40.464 infrações contra 94 dos agentes em 2014. O jornal lista ainda uma série de outras infrações bastante comuns, porém pouco multadas pelos funcionários: avançar o sinal de parada (58), estacionar afastado da calçada (43), dirigir veículo com apenas uma mão (35), dirigir veículo com braço de fora (27), deixar de reduzir velocidade onde há pedestres (1) e conduzir veículo em mau estado de conservação (1).

Existem dois caminhos para disciplinar o trânsito de uma cidade: ações educativas acompanhadas de uma fiscalização eficiente. O secretariado do prefeito Paulo Garcia (PT) não faz uma coisa, nem outra – e errado seria investir na punição sem voltar os olhos para educação, como o prefeito fez durante os dois primeiros anos de mandato.

A exemplo do que acontece em todas as outras áreas da administração, Paulo Garcia não tem uma política definida para mobilidade urbana, e ao voltar as costas para o principal dilema das grandes metrópoles nos tempos modernos, permite que a cidade continue a se transformar num enorme amontoado de carros que entopem as principais vias da Capital.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...