quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Desafio de liderar a bancada governista na nova Alego está acima da qualificação do apagado e desinteressado José Vitti

O novo líder da bancada do Governo na Assembleia Legislativa, José Vitti, do PSDB, não é visto pelos próprios colegas como um parlamentar preparado para a pesada missão que recebeu.

Na Assembleia, duas figuras têm importância fundamental: o presidente e o líder do Governo. São eles que definem e encaminham os trabalhos em plenário e a agenda do Poder, inclusive em contato estreito e produtivo com a bancada oposicionista. Se uma dessas peças falha…

Capacidade de articulação, portanto, é a palavra chave. Hélio de Souza, o presidente, tem de sobra, tanto que faturou a presidência da Casa. Vitti, que sempre foi um deputado apagado e desinteressado, é quase um zero à esquerda nesse campo e ninguém consegue explicar direito como é que ele foi parar na liderança do Governo.

A prova da falta de vocação do deputado para a espinhosa posição que assumiu é o desastre inédito na composição da nova Mesa Diretora, que, pela primeira vez em anos e anos, colocou deputados governistas e oposicionistas em conflito. Caberia a Vitti, como líder do Governo, ajustar os interesses e produzir uma chapa consensual para a Mesa, o que não ocorreu – e o caos se instalou na Assembleia.