quinta-feira , 28 março 2024
Goiás

Na rádio 730, Thiago Peixoto diz que o Ideb é um indicador melhor que o “índice de felicidade dos professores”  

Em entrevista à Rádio 730 AM, na manhã desta sexta-feira, o secretário de Planejamento e Gestão (Segplan), Thiago Peixoto, disse desconhecer o indicador citado pela sua sucessora na Secretaria de Educação, Raquel Teixeira – em uma nota na coluna Giro, em O popular, Raquel afirmou que, para ela, um suposto “índice de felicidade dos professores” seria mais importante para a Educação em Goiás do que qualquer outro filtro de avaliação.

Perguntado sobre o “índice” citado por Raquel Teixeira, o secretário Thiago Peixoto respondeu: “Não conheço. Eu prefiro indicadores reais, como Ideb -Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, que é oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação”.

Na passagem de Thiago Peixoto pela Seduc, Goiás subiu quatro posições no ranking nacional do ensino médio e, em 2014, obteve a maior nota do Brasil. O Ideb é um indicador que foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta o rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de zero a 10.

Alcançar o primeiro lugar no Ideb em 2014 foi uma conquista que pesou em favor da candidatura do governador Marconi Perillo (PSDB) em 2014 – e por isso mesmo foi um tema levantando com força pela campanha tucana. Mais do que isso: esvaziou o discurso da oposição, que parou de questionar o legado da gestão do PSDB na área.