terça-feira , 16 abril 2024
Goiânia

Fios desencapados, goteiras e rachaduras. Túnel inacabado que Paulo Garcia inaugurou é uma bomba prestes a explodir

A pedido do jornal O Popular, a engenheira civil Ana Cristina Rodovalho Reis, especialista em avaliação e perícias, produziu um laudo sobre o túnel da avenida Araguaia, que o prefeito Paulo Garcia (PT) inaugurou pela metade em outubro de 2013. O resultado foi demolidor.

Na quarta-feira, a pedido do jornal O Popular, a engenheira esteve no túnel e constatou que a situação é ainda pior do que a que encontrou no ano passado, quando esteve no mesmo local e produziu um relatório para o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). “O estudo encontrou outras deficiências que foram ignoradas pela Prefeitura de Goiânia, responsável pela construção e manutenção do local”, diz a reportagem.

O jornal relata que, além das várias falhas no acabamento, chamaram a atenção de Ana Cristina outras situações que colocam em risco quem transita pelo túnel. “O processo de deterioração de uma obra como esta é muito rápido. Dá para perceber que o túnel está abandonado”, afirma Ana Cristina. “Fios disjuntores e outros elementos que fazem parte do projeto do local estão sem qualquer tipo de isolamento. Há várias rachaduras. A calha que deveria fazer o escoamento da água da parte superior do túnel apresenta acúmulo de terra e lixo e isso pode acelerar o processo de infiltração de água. Dentro do túnel, mesmo sem chuva, é possível perceber algumas goteiras”, diz o texto.

Tem mais: segundo a engenheira, a administração do prefeito Paulo Garcia ignorou as exigências básicas para proteção de incêndios e diz que um acidente com produto químico dentro do túnel pode se transformar em um desastre “se isso acontecer, tudo vai parar dentro do Córrego Botafogo. E nada disso foi pensado”.

Por fim, mas não menos importante, Ana Cristina lembra que a sinalização do túnel é simplesmente patética. Um acidente pode ocorrer a qualquer momento se um caminhão desavisado tentar entrar no túnel com uma carga cuja altura supere o limite do local.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...