terça-feira , 23 abril 2024
EleiçõesGoiânia

Na base e na oposição, possíveis candidatos acumulam mais problemas que vantagens para disputar a Prefeitura de Goiânia em 2016

Alguns dos candidatos mais citados para disputar a Prefeitura de Goiânia em 2016 exibem mais problemas que soluções para que, efetivamente, venham a enfrentar o pleito.

Vamos começar por Iris Rezende. É inegável que o velho cacique peemedebista tem forte resíduo eleitoral na Capital, mas é só. Sua candidatura vai sofrer com o tradicional discurso superado e ultrapassado e a ligação com a desastrada administração Paulo Garcia (PT), que foi seu vice e recebeu seu apoio para a reeleição em 2012. Analistas acreditam que qualquer candidato, em 2016, que tiver identificação com o atual prefeito estará fadado ao insucesso.

Em seguida, pela base aliada do governador Marconi Perillo, aparecem dois nomes: o presidente da Agetop, Jayme Rincón, e o deputado federal Fábio Sousa. Jayme nunca disputou eleições e cometeu o erro infantil de antecipar em mais de dois anos a sua candidatura, tornando-se um alvo fácil.

Meteu-se também num bate-boca interminável com Paulo Garcia, que só valoriza um prefeito desgastado e rejeitado por mais de 80% dos goianienses. Por fim, pode ser vítima das dificuldades financeiras e administrativas enfrentadas pelo Governo, em tempos de reforma administrativa e enxugamento de gastos, inclusive para obras.

Já Fábio Sousa, em que pese o inegável amadurecimento político, carrega um defeito de origem: é evangélico do pé rachado e, pior ainda, integra um segmento que é caracterizado pelo distanciamento em relação às demais correntes da religião. Não é um nome universalizado e, portanto, é incapaz de empolgar.

Há ainda o empresário Vanderlan Cardoso, que foi bem votado na eleição para governador em Goiânia, com 178 mil votos. O diabo é que Vanderlan virou um político solitário, que não agrega apoios importantes nem consegue acertar acordos partidários e só aceita alianças com quem vem de joelhos. Apesar de milionário, não gosta de gastar com as suas campanhas. Sozinho, nunca foi e jamais irá a lugar nenhum.

Finalmente, temos o PT – teoricamente uma força política pelo fato de comandar o Paço Municipal. Mas, sem nomes e sem eira nem beira, o partido parece destinado a uma passagem melancólica pela próxima eleição, inexoravelmente atrelado ao fiasco de Paulo Garcia.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...