sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Senador Ronaldo Caiado é internado no Hospital Anis Rassi, em Goiânia, com diagnóstico de cólica biliar

O senador Ronaldo Caiado (DEM) informou há pouco, no Twitter, que foi internado no hospital Anis Rassi, em Goiânia, com diagnóstico de cólica biliar. Ele deu entrada na unidade por volta das 23h30 de segunda-feira com fortes dores abdominais. Está sob os cuidados do médico Anis Rassi Júnior.

“Já estou bem, mas vou continuar internado para fazer novos exames. Infelizmente minha agenda fica suspensa por enquanto”, escreveu o senador.

A cólica decorre da formação de pequenos depósitos duros dentro da vesícula biliar. Estes depósitos costumam ser do tamanho de um grão de areia, mas podem atingir dimensões de uma bola de golfe.

A medicina ainda não chegou a uma conclusão sobre as razões levam à formação de cálculos biliares. Normalmente, a bile contém substâncias químicas suficiente para dissolver o colesterol excretado pelo fígado. Mas se o fígado excreta mais colesterol do que a bile pode dissolver, o excesso de colesterol pode se transformar em cristais e, eventualmente, em pedras.

Outra possível causa para o surgimento de cálculos biliares é a alta quantidade de bilirrubina na bile. A bilirrubina é uma substância química produzida no momento em que o corpo quebra as hemácias do sangue. Alguns problemas fazem com que o fígado produza quantidades acima do normal de bilirrubina, como cirrose hepática, infecções do trato biliar e algumas doenças do sangue.

Se a vesícula biliar não esvaziar corretamente ou com a frequência necessária, pode haver alta concentração da bile e, assim, a formação dos cálculos.