sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Iris é absolvido da acusação de improbidade por ter contratado agência de publicidade sem licitação, em 2006, na Prefeitura de Goiânia

Do site Rota Jurídica:

O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (foto) foi absolvido da imputação de improbidade administrativa, por ter contratado, em janeiro de 2006, uma agência de publicidade sem licitação. A decisão é da 1ª Seção Cível do Tribunal de Justiça de Goiás que, por seis votos a cinco, seguiu relatoria do desembargador Gerson Santana Cintra, no sentido de manter veredito anterior.

A absolvição também abrange os demais réus do processo, o ex-secretário municipal de Comunicação, Luiz Antônio Ludovico de Almeida, e a empresa Stylus Propaganda e Consultoria e seus proprietários.

Segundo o magistrado, não ficou evidenciado o dolo na conduta do político, preceito essencial para configurar o crime, isto é, intenção clara de burlar a lei, conforme orientação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O caráter emergencial da contratação e a prestação de serviços, com preços de mercado, reforçaram a tese do relator. “O dolo manifesta-se pela vontade livre e consciente de praticar um ilícito e, nessa linha de raciocínio, tendo atendido o interesse coletivo (…) e não evidenciado qualquer prejuízo aos cofres públicos inexiste indícios da improbidade”, endossou Cintra.

[vejatambem artigos=” 44421,44389,3… “]