quinta-feira , 28 março 2024
Imprensa

Você iria a um médico que não estuda há 25 anos? Pois há jornalistas que não estudam há 25 anos

Você aceitaria se tratar com um médico que não estuda há 25 anos?

Esta é a pergunta que Carlos Alberto Di Franco, diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciência Sociais, faz nesta segunda-feira em artigo em O Popular, questionando a falta de preparo dos jornalistas brasileiros: “Se você for a um médico e ele disser que não estuda há 25 anos, você se assusta. Mas há jornalistas que não estudam nada há 25 anos. O jornalismo não é rotativa: o valor dele se chama informação, talento, critério. Por isso é preciso investir mais em jornalistas com boa formação cultural, intelectual e humanística – pessoas que leiam literatura, sejam criativas e motivadas”.

Di Franco preocupa-se com a crise da mídia, diante do avanço acelerado da comunicação via internet e lembra que pessoas com menos de 30 anos praticamente não lêem jornais. Ainda assim, ele acha que o jornalismo impresso pode sobreviver, porque sempre existirão leitores interessados em aprofundar os fatos e em conhecer pontos de vistas inteligentes e diferentes sobre os temas do mundo.

Ele acha que compete aos diários brasileiros, que, segundo acredita, estão sabendo preservar a sua credibilidade, investir em profissionais corretos: “É preciso investir mais em jornalistas com boa formação cultural, intelectual e humanística – pessoas que leiam literatura, sejam criativas e motivadas. E, além disso, que sejam bons gestores. As competências são demasiadas? Talvez. Mas é o que nos pede um mundo cada vez mais complexo e desafiante”.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...