sábado , 20 abril 2024
GoiâniaImprensa

Fabiana Pulcineli censura Helenir Queiroz, da Acieg, por marcar presença nos protestos. E ela, Fabiana, que participou em segredo das qualitativas da campanha de Iris?

Em uma colocação injusta, descabida e desonesta, a repórter política Fabiana Pulcineli censura nesta segunda, em O Popular, a presença de Helenir Queiroz, que comanda a Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás, nos protestos deste domingo, em Goiânia, contra a presidente Dilma Rousseff e a corrupção do PT.

O problema é que falta autoridade moral a Fabiana Pulcineli para criticar ações políticas ou partidárias de quem quer que seja – e Helenir Queiroz, longe disso, apenas esteve justificadamente em um protesto da sociedade, sem o envolvimento de nenhuma legenda ou facção política.

Ao contrário, na campanha do ano passado, Fabiana Pulcineli (com o conhecimento da editora-chefe de O Popular, Cileide Alves) participou da execução de pesquisas qualitativas encomendadas pela campanha de Iris Rezende ao instituto Verus.

Pior: na sequência, ajudou, juntamente com Cileide, na interpretação dos resultados dessas pesquisas, levando o PMDB a investir na estratégia de acusar o governador Marconi Perillo de “autoritário”. As duas jornalistas não revelaram aos leitores de O Popular o envolvimento que tiveram com a campanha irista. Sintomaticamente, O Popular apostou pesado na suposta repercussão de um desenho animado mostrado nos programas do PMDB, em que Marconi era caracterizado como um “rei mandão”.

Por muito menos, o Grupo Jaime Câmara demitiu o apresentador Marcelo Rosa, que seria ligado a uma produtora que prestava serviços profissionais – e não de estratégia política e partidária – para um órgão do Governo do Estado, a Agetop. O caso de Fabiana Pulcineli – e até da editora-chefe Cileide Alves – é muito mais grave porque as duas, em resumo, forneceram assessoria a uma das campanhas, sem nada revelar para os leitores de O Popular, sendo, portanto, legítima a pergunta: será que a cobertura de O Popular foi isenta, como convém a órgão de imprensa do seu peso?

Helenir Queiroz nos protestos merece elogios, especialmente por mostrar que um órgão classista pode ser atuante e identificado com os anseios da sociedade. Ninguém é mais prejudicado no Brasil, hoje, pelos Governos do PT, do que o setor empresarial, que paga o preço dos altos impostos, do tarifaço, da inflação alta e da deterioração do ambiente econômico.

A presidente da Acieg, portanto, é mais. E jornalista que posa de vestal, mas pisoteia os princípios éticos da profissão, é menos

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...