quinta-feira , 28 março 2024
GoiásNacional

Brasil 247 destaca discurso de Marconi e analisa que goiano dá salto no PSDB mirando a presidência em 2018

O site Brasil 247 destaca na manhã desta sexta-feira em seu sua manchete o discurso de Marconi Perillo no evento com a presidente Dilma Rousseff. A postura republicana do goiano diante da petista é analisada pela jornalista Tereza Cruvinel.

Ela afirma que Marconi fez exatamente o contrário que outros líderes do PSDB fazem neste momento, entre eles o senador Aécio Neves. Tereza avalia que Marconi cresceu e hoje já é visto como um líder nacional e para 2018 terá outro tamanho dentro de um PSDB saturado pelo protagonismo de mineiros e paulistas.

Veja o artigo completo:

Talvez o governador de Goiás, Marcone Perillo, já tenha levado umas bicadas tucanas pela defesa que fez da presidente Dilma Rosseff no evento de ontem, quinta-feira. Muitos o haviam aconselhado a não comparecer ao ato, disse ele no discurso vigoroso com que calou um início de vaias, condenou a intolerância e defendeu Dilma “das injustiças que vem sofrendo”. Perillo vem se distinguindo pela moderação e a responsabilidade institucional num PSDB cada vez mais sectário, liderado por Aécio Neves. Deu uma aula de civilidade e republicanismo.

Em Goiânia, um grupo tentou apupar Dilma com faixas e gritos pró-impeachment. Foi barrado. Dentro da prefeitura, governada pelo PT, foram partidários da presidente que tentaram vaiar Perillo. Seu discurso foi surpreendente para alguns (mereceu longa reprodução no Jornal Nacional) mas não é novo. Ainda antes dos protestos do dia 15 ele havia condenado o impeachment sem fundamentos jurídicos como golpe, ao passo que seu partido, embora dizendo que não patrocina o movimento, o alimenta. Como fez agora, ao pedir ao STF que investigue Dilma.

No primeiro mandato, Perillo e Dilma tiveram uma relação republicana e cordial. Republicanismo foi o mote de seu discurso, entendendo-se pela palavra a convivência civilizada e respeitosa entre adversários, no interesse daqueles que se propõem a governar. “O Brasil não pode ser vítima da intolerância, do desrespeito. Não pode ser vítima de minorias que não querem uma democracia onde o republicanismo possa prevalecer”, disse Perillo, depois de garantir que Dilma pode contar com seu apoio para a governabilidade. Visivelmente grata, a presidente também emendou um discurso sobre o respeito ao pluralismo e a necessidade do diálogo.

É possível que com este voo solo e livre Perillo passe a ser olhado de lado por alguns tucanos. Mas este mesmo voo, ainda que hoje contrário à cartilha do sectarismo, pode levá-lo a outras paragens. Em algum momento o PSDB terá que trocar a espada pelo florete, como fez o PT radical do passado para eleger Lula em 2002. Em algum momento o Brasil se cansará da guerrilha política e das hipocrisias. Vide o sucesso que vem fazendo Internet afora o “sincericídio” do ex-ministro Cid Gomes na Câmara.

A fila tucana para 2018 anda. O predomínio de paulistas e tucanos já incomoda outras seções estaduais do partido. Na fila estão Aécio, Alckmin e Serra mas também Perillo. Ele governa Goiás pela quarta-vez e nunca perdeu uma eleição. Seu estado acha que já cresceu o suficiente para poder disputar a Presidência. Ali já existe o movimento “Perillo Presidente”, que tem até página na internet.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...