quinta-feira , 25 abril 2024
GoiâniaImprensaNacional

Em artigo, João Unes celebra o encontro Dilma-Marconi e diz que governador cresce para incomodar os cardeais do PSDB

Leia o artigo do jornalista João Unes, editor-chefe do site A Redação:

Leituras do Paço
Petistas, tucano e a visita presidencial

O cordial encontro entre o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), a presidente Dilma Rousseff e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), mereceu manchetes e análises de todos os tipos Brasil afora.   O fato político realmente mereceu destaque, especialmente em uma semana inflamável, que começou com os protestos contra o governo federal e a demissão-show do ministro Cid Gomes.   Apesar dos inevitáveis desgastes entre seus militantes mais radicais pela postura amistosa em um cenário reforçado pela segurança, os três, petistas e tucano, se beneficiaram muito do encontro.

Dilma encontrou a mão de Marconi estendida em seu momento mais difícil.   Marconi ocupa espaço próximo a Dilma, em um momento em que Lula não aparece para defendê-la. Isso lhe será valioso na pavimentação de uma pré-candidatura nacional nas eleições de 2018. Dilma não atacaria quem lhe afagou em tempos difíceis. Pelo menos em tese.   Paulo Garcia ganha a grande obra que vai marcar seu mandato. A quinta-feira no Paço pode ser o divisor de águas que faltava para que o petista traga boas notícias para o morador da capital.

No caso de Marconi, é equivocada a percepção de que ele estaria pavimentando uma saída do PSDB para uma candidatura presidencial no PSD apoiada por Dilma.  O governador goiano aparece como um dos líderes nacionais do PSDB e começa a incomodar cardeais de estados tradicionais. Afinal, foi ele que denunciou o mensalão, é o único no PSDB que chamou Lula de canalha e venceu cinco eleições majoritárias contra o PT. Se o objetivo é atropelar tucanos paulistas e mineiros, o goiano saiu na frente.

Mas quem mais ganhou mesmo foi Goiânia. Finalmente a cidade foi contemplada com uma grande obra de mobilidade urbana, que vai fazer muita gente chegar mais cedo em casa. E para ninguém falar que não trouxe boas notícias a Goiás, Dilma disse que entrega o novo aeroporto de Goiânia em novembro. Por Santa Genoveva.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...