sexta-feira , 29 março 2024
GoiásImprensa

Deputado Jean Carlo faz resumo de todas mancadas de Caiado e sentencia: “maior oportunista da política de Goiás”

Outro deputado estadual novato encara Ronaldo Caiado. Jean Carlo (PHS) escreveu artigo no Diário da Manhã para lembrar todas as incoerências do senador ao longo de sua carreira política. É cada trapalhada…

No fim do texto, o deputado afirma com convicção que Caiado é o maior oportunista da política de Goiás.

Leia o artigo:

Quem é oportunista?

Recentemente, o senador Ronaldo Caiado afirmou: “Marconi desrespeita seu partido ao defender Dilma. Se diz estadista, republicano e não oposição. Quer dizer que ele acha o PSDB golpista? Oportunista é o único adjetivo que veste Marconi.”

Pois bem, em primeiro lugar, é preciso abstrair o excesso verborrágico do ilustre senador, que não compreende a inadequação do comportamento a um representante da Câmara Alta do Congresso Nacional, que deve pautar sua conduta pessoal e verbal dentro de parâmetros de civilidade.
Feito isso, a assertiva merece uma reflexão histórica para enxergar a quem cai bem a adjetivação por ele atribuída ao governador Marconi Perillo.

A história de Goiás e do Brasil nos remete a um passado cheio de indícios daquilo que pode definir a questão posta sob análise: afinal, quem é oportunista?

Em um passado, ainda dolorosamente relembrado pelos goianos, qual foi o clã que mais apoiou, que foi conivente e beneficiário de um triste período de autoritarismo no país?
Por que este clã hoje critica aquilo que denomina de ditadura que, até onde se sabe, foi democraticamente eleita e não nomeada bionicamente? Qual clã conseguiu ascender ao poder no Estado indicado, bionicamente, pelo regime de exceção, que apoiou o período de maior repressão das liberdades individuais?
Quem se recorda do famoso episódio Tesoura/Aricá, e, ironicamente, quem hoje grita pelo afastamento de um governo eleito?

Nas décadas de 1980 e 1990 do século passado, quem andava montado em um cavalo branco bradando contra aquilo que denominava “desmandos do PMDB”? Quem atacava impiedosamente Iris Rezende e companhia e quem hoje vive de braços dados com os mesmos a quem condenou no passado?

Quem, quando o povo brasileiro saiu às ruas, indignado com a corrupção, com a inoperância, com o confisco da poupança, com a instabilidade generalizada no país, pedindo o impedimento de um presidente da república, se postou contra a voz rouca das ruas e, na defesa de seus interesses, pouco se lixando para o Brasil, votou a favor da permanência do então presidente Fernando Collor?
Quem combateu duramente a candidatura de Alcides Rodrigues, então candidato do governador Marconi Perillo em 2006 e, depois, apoiou o governo mais pífio da história de Goiás para obter benesses?

Quem, ao final da tinta da caneta, abandonou o governador Alcides e, convenientemente, apoiou o governador Marconi que tanto combatera, saindo em uma disfarçada campanha solo?
Quem brada, grita, rola, esperneia chamando de corruptos políticos do PT acusados de irregularidades e não diz uma palavra sobre políticos do DEM (Agripino, etc…) também acusados de irregularidades?
É a tal histórica: a métrica da régua é distinta para os adversários e aliados.

Quem dá um chilique pelo fato de o governador Marconi receber a presidente Dilma Rousseff e destacar seu respeito por ela, destacar as parcerias realizadas pelo Estado de Goiás e o governo federal e não dá uma palavra, não faz uma censura ao presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Helio de Sousa, do DEM, que também estava presente na solenidade?
Será que o doutor Hélio desrespeita o DEM?Acha que o DEM é golpista? Será que o doutor Helio é oportunista?
E mais: quem, igualmente, não atirou contra o seu amigo, o prefeito de Salvador, ACM Neto, no momento em que ele manifestou publicamente apoio à presidente Dilma e ainda disse que a petista não merecia o protesto? Não custa lembrar que ACM é um dos históricos do DEM. As declarações do jovem líder foram feitas, de maneira estratégica, na véspera das manifestações contra a petista, no dia 15 de março.

Quem não levantou a voz contra esta declaração mais do que elogiosa de ACM Neto à presidente? Assim ele se expressou: “Dilma não merece o meu protesto. Com ela, o Brasil está pulsando, saudável. Salvador e região metropolitana estão sendo beneficiadas com importantes ações, como a conclusão do metrô, o BRT, a ampliação do Porto Marítimo, e tantos outras que visam melhorar a qualidade de vida dos baianos. Tem o meu profundo respeito e cordialidade mútua”.

Quem, agora, atira pedras contra Marconi se, no auge da campanha ao governo, respaldou integralmente o gesto de sua esposa? Gracinha compareceu em comício em Americano do Brasil, ao discursar, agradeceu o tucano pelas obras realizadas no município e em todo o Estado.

“Espero que o senhor seja reeleito para fazer mais por Americano do Brasil e por Goiás, com a graça de Deus”, disse ela diante do então candidato ao governo. Depois, afirmou que também falava em nome do parlamentar seu marido. Se você, prezado leitor, respondeu a todas indagações acima realizadas, e apontou Caiado, você está absolutamente correto.

Resta, portanto, a conclusão indiscutível, inquestionável: o maior oportunista da política de Goiás tem nome e sobrenome: Ronaldo Caiado.
É… Contra fatos não há argumentos. Faça o que eu falo, não faça o que eu faço – esse ditado caberia como luva para a mão do nobre senador.

Jean Carlo dos Santos, deputado estadual pelo PHS.