sábado , 20 abril 2024
GoiâniaGoiásImprensa

Fim da imprensa escrita: balanços dos jornais (O Popular e Daqui) do Grupo Jaime Câmara, de 2012 as 2014, mostram queda do faturamento e aumento das despesas

Os balanços do Grupo Jaime Câmara, no que se refere à publicação de jornais (O Popular e Daqui), vem mostrando lucratividade decrescente desde 2012. Há poucos dias, O Popular publicou o balanço referente a 2014, confirmando a redução das receitas com publicidade de empresas privadas, classificados e publicidade de órgãos públicos.

Uma análise detalhada do balanço de 2014 revela que o aumento das despesas operacionais, diante da queda no faturamento, está comprometendo a lucratividade do setor de jornais impressos do Grupo Jaime Câmara. A alta do dólar é um dos fatores, já que materiais essenciais como papel e tintas, além de outros insumos industriais, são cotados na moeda norte-americana.

Em linguajar técnico-contábil, “tanto a receita líquida quanto os lucros auferidos pelo setor de jornais do GJC (bruto, operacional e líquido) apresentam tendência de redução ao longo do tempo. Em contraste, as despesas comerciais cresceram quase 32% durante o período analisado, ou seja, entre 2012 e 2014”.

Para um especialista que examinou os balanços, “a área de jornais do GJC está perdendo a capacidade de gerar fluxos futuros de caixa e lucratividade a partir dos níveis de riscos assumidos. Essa perda de capacidade de gerar fluxos de caixa pode, em momentos futuros, comprometer a solvência da empresa”.

Ou seja: não existe um amanhã para os jornais impressos do Grupo Jaime Câmara.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...