sexta-feira , 29 março 2024
Goiânia

Fernando Machado, Elias Rassi e Paulo Rassi: eis aí três razões para o esculacho em que se encontra a Saúde em Goiânia

A greve que paralisou a rede de atendimento em Saúde da prefeitura de Goiânia é resultado de uma crise que não começou hoje, mas há pelo menos onze anos, no mandato do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB).

Nesse período, a Secretaria Municipal de Saúde trocou de mãos duas vezes. Saiu o queimadíssimo Paulo Rassi para entrada de Elias Rassi e, pouco depois, Elias foi substituído por Fernando Machado. É dos três a culpa pelo esculacho em que se encontra a rede de atendimento básico da Capital.

Nenhum deles teve a coragem de sugerir ao prefeito – fosse ele Iris ou Paulo Garcia (PT) – a mudança no modelo de gestão da Saúde pública, nos moldes da experiência bem sucedida do governo de Goiás com as Organizações Sociais (OS).

Por razões ideológicas, Fernando, Elias e Paulo Rassi se recusaram a adaptar a expertise do Estado na prefeitura.

Somado a isso, os prefeitos que os mantiveram no cargo empreenderam políticas duras de combate às conquistas salariais dos servidores, e os funcionários, pressionados pelas péssimas condições de trabalho e pelo achatamento do poder aquisitivo, se viram obrigados a entrar em greve.

Em paralelo à precarização do atendimento nos Cais e postos de Saúde, Goiânia sofre com a escalada brutal nos casos de dengue. O mosquito Aedes aegypti zomba da cara desses secretários fajutos e impõe recordes seguidos de notificações da doença, que fazem da nossa cidade a Capital da dengue no Brasil. Nos rendemos à epidemia.

Se tomarmos por análise o péssimo trabalho que o triunvirato fez nos últimos anos, chega a ser louvável que parcela razoável da população tenha sobrevivido a tantas mazelas e a tanto despreparo. Somos sobreviventes, isso sim. E o sofrimento do goianiense haverá de acabar quando exaurir o mandato destes políticos que jogaram Goiânia na lata de lixo.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...