sexta-feira , 19 abril 2024
GoiâniaGoiás

Ao Jornal Opção, Valdivino de Oliveira diz que Ana Carla não conhece a atividade pública e que o corte de gastos é que vai derrubar a arrecadação

Em entrevista ao Jornal Opção, o economista e ex-deputado federal Valdivino de Oliveira – que já foi secretário da Fazenda dos Governos de Goiás e do Distrito Federal e da Prefeitura de Goiânia – afirma que a atual secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, “não conhece a atividade pública”.

Segundo Valdivino, a titular da Sefaz, mesmo sendo uma economista reconhecida nacionalmente, está cometendo um erro que, lá na frente, vai custar caro: “Governo tem de ser austero, mas é preciso ter um programa de investimento, porque senão ‘seca’ a economia. Se não há queda da receita do governo, se a arrecadação não caiu (cresceu mais de 10%), o governo não pode apenas cortar — tem de investir e ‘animar’ o mercado. É preciso cortar gastos? Sim, é. Mas não se pode prejudicar a produção, a realização de obras”.

O economista aponta uma consequência nefasta da estratégia adotada por Carla Abrão Costa no comando das finanças do Estado: “Se o governo não incentiva a produção, se contribui para parar a economia, é óbvio que, a curto ou a médio prazo, a arrecadação tende a cair”.

No final da entrevista,Valdivino de Oliveira faz uma comparação de Goiás com a situação nacional: “Se a arrecadação do Estado subiu 13,8% e os gastos encolheram, o governo tem superávit. Portanto, o governo tem de investir mais. Se não o faz, como vai incentivar o mercado privado a investir? No plano nacional, não é muito diferente. O país não cresce, os empresários não investem e o governo da presidente Dilma Rousseff não consegue reverter o pessimismo do mercado. Cria-se, assim, um círculo vicioso”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...