terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

Em artigo em O Popular, Marconi retoma a tese do fomento à inovação e à tecnologia como a principal marca do seu 4º mandato

Em artigo na página de opinião de O Popular, neste sábado, o governador Marconi Perillo retoma uma das principais bandeiras da sua campanha em 2014: o fomento à inovação e à tecnologia como ferramentas de qualificação dos serviços públicos em Goiás e, em consequência, configurando a principal marca do seu quarto mandato.

Segundo o governador, um dos objetivos da política de incentivo à inovação e à tecnologia será o aumento da renda do trabalhador goiano. “Goiás tem hoje a nona maior economia do País, mas, em termos de PIB per capita, estamos um pouco atrás, ocupando a 11º posição. Esse fato mostra que o ganho médio do trabalhador goiano ainda não corresponde ao tamanho da nossa economia, e indica também a persistência de atividades econômicas em setores de menor agregação de valor e menor densidade tecnológica”, escreve.

Marconi lembra o programa Bolsa Futuro, do Governo passado, que profissionalizou mais de 500 mil trabalhadores e diz que, agora, a prioridade será “um Grande Pacto pela Inovação. A primeira e mais importante ação que propomos é articular o conhecimento gerado em nossas universidades e institutos de pesquisa com as demandas tecnológicas do setor produtivo. O descolamento entre ciência e produção tem de ser superado de vez. Pasteur afirmou que não existem ciências aplicadas e sim aplicações da Ciência. Esse é o caminho”.

O artigo conclui afirmando que “o programa de fomento às incubadoras de empresas, os arranjos produtivos locais, os condomínios empresariais tecnológicos, o programa de apoio a parques tecnológicos e, principalmente, os Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos) são provas de que não apenas colocamos, de forma definitiva, a inovação na agenda do governo, como também estamos certos da distribuição dos benefícios dos avanços científicos e tecnológicos para toda a sociedade”.