sábado , 20 abril 2024
Goiás

Única exceção ao fiasco geral da bancada governista na Assembleia, Santana Gomes consegue barrar sozinho a oposição

O deputado estadual Santana Gomes, do PSL e integrante da bancada de apoio ao governador Marconi Perillo na Assembleia Legislativa, é a única novidade digna de registro em meio à mediocridade geral dos 41 parlamentares que tomaram posse em 1º de fevereiro último.

Ex-vereador em Goiânia, Santana Gomes foi eleito na bacia das almas, com pouco mais de 12 mil votos. Assumiu o mandato estadual sob forte desgaste, depois de ter sido envolvido no escândalo Cachoeira e também em razão de declarações polêmicas, já que o seu estofo intelectual é limitadíssimo.

Mas, no plenário da Assembleia, irrompeu como a única surpresa da atual Legislatura: sozinho, conseguiu barrar a artilharia da oposição. Quem diria: o supostamente despreparado Santana Gomes sapateou sobre deputados experimentados e pôs para correr, entre outros, José Nelto e Adib Elias, do PMDB, e Luis Cesar Bueno, do PT – todos humilhados e derrotados pelo furacão da base governista.

Com uma linguagem agressiva e pouco ortodoxa, o deputado, que tem baixa estatura, já enfrentou, na tribuna e no chão do plenário, até mesmo o truculento Adib Elias, que tem o dobro do seu peso e como recurso padrão gosta de desafiar os oponentes para o confronto físico – embora tenha um histórico onde mais apanha do que bate e até tenha sido confrontado, no passado, na Sala das Comissões, pelo seu então colega Kennedy Trindade, que o calou com o cinto na mão. Igualmente, em um tête-à-tête, nesta semana, Adib afinou diante do baixinho Santana Gomes.

Luis Cesar Bueno, em um debate acalorado com o deputado, acabou fugindo do plenário. E José Nelto perdeu o vigor inicial ao se tornar o saco de pancadas preferencial de Santana Gomes.