sexta-feira , 19 abril 2024
GoiâniaGoiásNacional

Escala da CGU sobre “transparência” da Prefeitura de Goiânia (nota 7,78) e do Governo de Goiás (nota 8,89) não avaliou a qualidade e eficácia dos sites

 

O levantamento divulgado pela Controladoria Geral da União sobre a “transparência” dos Estados e Municípios brasileiros considerou apenas o acesso a dados públicos através dos mecanismos previstos pela Lei de Acesso à Informação. A Prefeitura de Goiânia tirou nota 7,78, ficando em 10º lugar, e o Governo do Estado recebeu grau 8,89, obtendo o 8º lugar.

O estudo da CGU, no entanto, passou longe de avaliar a transparência real dos Estados e Municípios no país. Não foram analisados, por exemplo, a qualidade e o funcionamento dos sites que permitem o acesso dos cidadãos às informações municipais e estaduais, Um único item desses sites entrou em consideração: a possibilidade de formular questionamentos pelo meio online e o acompanhamento posterior.

O levantamento, assim, não retrata a realidade dos processos de transparência municipal e estadual no Brasil, porém apenas uma parte dela – e provavelmente a menos crucial, já que a disponibilidade das informações de forma espontânea, em sites bem planejados e modernos, é que efetivamente universaliza e democratiza o acesso aos dados públicos .

Conforme a escala da CGU, a Prefeitura de Goiânia não permite nenhum acompanhamento dos pedidos de informação. Também não responde dentro do prazo estabelecido pela LAI a todos esses pedidos e, pior, quando responde, muitas vezes não fornece a totalidade das informações solicitadas. Mesmo registrando essas falhas – graves –, a CGU foi “generosa” e deu a nota 7,78 para a Prefeitura de Goiânia.

Já o Governo do Estado tem menos problemas com a operação da Lei de Acesso à Informação. A única falta importante apurada, conforme o levantamento da CGU, fere a essência da LAI,: a transparência estadual nem sempre responde aos questionamentos entregando todos os dados requeridos. Ainda assim, ficou com a nota 8,89.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...