quinta-feira , 25 abril 2024
Goiânia

Denúncia: Ministério Público investiga contrato de fotossensores da Prefeitura, que paga 300% a mais que a Agetop pelo mesmo serviço

A Câmara Municipal de Goiânia resolveu investigar a contratação de fotossensores pela Prefeitura de Goiânia. Uma denúncia de superfaturamento na contratação do serviço e de irregularidades no processo licitatório, que já está sendo examinada pelo Ministério Público Estadual, também será apurada pelos vereadores.

Nesta quinta-feira, o diário O Hoje informa que, segundo o vereador Djalma Araújo (SD), “a Prefeitura de Goiânia desrespeitou a decisão que determinou a suspensão do procedimento licitado e contratou, em abril de 2010 (mês em que o prefeito Paulo Garcia tomou posse, substituindo Iris Rezende), a empresa Trana Construções, segunda colocada no certame, para a prestação dos serviços de fiscalização eletrônica de trânsito pelo prazo de 48 meses”.

Prossegue a reportagem do jornal: “Acontece que o contrato com a empresa é superfaturado em quase 300%, conforme os parâmetros de preço estipulados pela Agencia Goiana de Transporte e Obras (Agetop)”, cde acordo com a denúncia à câmara Municipal e ao Ministério Público. O vereador Djalma Araújo descobriu que o contrato possui quatro aditivos, totalizando R$ 33,8 milhões em pagamentos até fevereiro deste ano. “O primeiro pagamento data de outubro de 2010. A data de fim do ultimo aditivo é maio deste ano” – ou seja, todos realizados na gestão de Paulo Garcia. .

Mais: a promotora de Justiça Fabiana Zamalloa do Prado informou ao diário O Hoje que o Ministério Público do Estado de Goiás está investigando a contratação da empresa Trana Construções pela Prefeitura de Goiânia. “A investigação foi instaurada por conta de uma notícia sobre a contratação por meio de adesão de Goiânia à ata de registro de preço do município de Mossoró, no Rio Grande do Norte”, ela detalha. OMP requisitou documentos para verificar a legalidade da contratação sem a realização do processo de licitação pela Prefeitura de Goiânia. A promotora afirma ainda que a apuração dos fatos está na fase de análise da documentação requisitada. “Os procedimentos tiveram início em janeiro deste ano e, agora, iremos verificar se a documentação apresentada pela SMT é a que foi solicitada”, acrescentou. Fabiana Zamalloa do Prado explicou que logo será possível saber se haverá necessidade de realização de diligências complementares, de ouvir pessoas e se será preciso análise técnica pericial.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...