quinta-feira , 28 março 2024
Goiânia

Crea pede à Câmara de Vereadores que impeça Paulo Garcia de extinguir Fundo Municipal de Meio Ambiente

O Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (Crea) em Goiás enviou ofício à Câmara em que pede aos vereadores que impeçam a extinção do Fundo Municipal de Meio Ambiente, proposta pela reforma administrativa do prefeito Paulo Garcia.

O presidente do Crea, Francisco Almeida, afirma que a extinção do Fundo colocará em xeque a legitimidade da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) para realizar o licenciamento ambiental e a cobrança de multas ambientais.

Francisco entende que se houver a aprovação na íntegra do texto que está sendo proposto, poderá ocasionar o descredenciamento do Município de Goiânia para a realização do licenciamento ambiental, ficando tal atividade somente a cargo do órgão estadual de meio ambiente, o que é, para o presidente do Crea,  um retrocesso na gestão municipal do meio ambiente.

O presidente Francisco ainda chamou a atenção do Vereador Anselmo Pereira para o destino que será dado aos valores arrecadados com o pagamento de multas por infração ambiental caso o Fundo seja realmente extinto, uma vez que todo o montante proveniente de multas deve ser revertido somente para fundos estaduais ou municipais de meio ambiente. Para o presidente, a extinção do Fundo está na contramão da Política Nacional do Meio Ambiente, do processo de descentralização do licenciamento ambiental e do fortalecimento do Sistema Municipal de Meio Ambiente.

(com informações do site do Crea)

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...