sexta-feira , 29 março 2024
Goiás

Adib Elias cresce na Assembleia, comanda o debate entre os deputados, atropela José Nelto e passa a ser o líder de fato da oposição

Depois que o Tribunal Superior Eleitoral confirmou o seu mandato, o deputado estadual Adib Elias, do PMDB, cresceu no plenário da Assembleia e hoje pode ser definido como o parlamentar que pauta os debates e o confronto de posições na Casa.

Não é exagero afirmar: na prática, Adib passou a exercer de fato a liderança da oposição, suplantando o deputado José Nelto, também do PMDB, atualmente o líder nominal.

Algumas tiradas de Adib são criativas e descontraídas, mas vão direto ao ponto. Há poucos dias, por exemplo, ele criticou a fraqueza da bancada governista dizendo que os seus integrantes protagonizam, no plenário, uma espécie de “show de calouros” – alusão ao fato de que os deputados novatos, que são a maioria dentro da base de sustentação do governador Marconi Perillo, não conseguem defender o Governo do Estado nem demonstram qualquer aptidão para o exercício parlamentar.

Foi Adib quem bolou a estratégia de levar os deputados oposicionistas a discutir todas as matérias e requerimentos em votação, atrasando a tramitação dos projetos de interesse do Governo e abrindo espaço para uma saraivada de críticas e ataques ao governador – como sempre, sem que a bancada governista venha a esboçar qualquer reação.

Adib surpreendeu também ao superar as picuinhas da política de Catalão, cidade da qual foi prefeito por duas vezes, e se negar a rebaixar o debate na Assembleia a assuntos paroquiais do município.

[vejatambem artigos=” 45557,46073,45950,45919… “]