sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Romaria de gestores de outros Estados acorre a Goiás para conhecer a bem sucedida experiência das OS na gestão dos hospitais públicos

O Jornal Opção, neste fim de semana, batiza de “romaria” as constantes visitas de governadores e secretários de Saúde de outros Estados e do Distrito Federal – que têm vindo a Goiás para conhecer de perto a bem sucedida experiência das Organizações Sociais que passaram a administrar os hospitais públicos.

Já vieram observadores e até governadores, como os de Alagoas, Mato Grosso, Distrito Federal e muitas outras unidades da Federação – a tal ponto que praticamente em todas as semanas o governador Marconi Perillo tem que abrir espaço na agenda para receber os interessados em aprender com a estratégia de administração hospitalar do Governo goiano.

Anota ainda o Jornal Opção que a ideia de entregar os hospitais estaduais à gestão das OSs foi uma ideia do governador Marconi Perillo, que, inclusive, enfrentou a resistência inicial do então secretário de Saúde, Antônio Faleiros. Depois, Faleiros acabou aderindo ao projeto e hoje é um dos seus mais entusiasmados defensores, além de integrar uma força tarefa do Governo que está discutindo e preparando a entrada das OSs na administração das escolas estaduais. .

Diz ainda o Jornal Opção: “O governador Marconi Perillo criou um modelo de organização social que fez a saúde funcionar de fato e, por isso, o país voltou os olhos para Goiás. Os visitantes aprovam, em geral, todo o sistema. Mas o que mais chama atenção, pela qualidade e humanização do atendimento, é mesmo o Crer”.

[vejatambem artigos=” 37314,45738,20211,19235… “]