quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

Meia página de besteirol: Anselmo Pereira usa e abusa de chavões em artigo sobre meio ambiente. Separamos os melhores (ou piores)

anselmo artigo
Artigo publicado no Diário da Manhã

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira (PSDB), frustrou expectativas.

Enquanto os goianienses aguardam uma justificativa do vereador para o fato de ter se aliado ao prefeito Paulo Garcia (PT) e manobrado em favor da aprovação de dois projetos de lei prejudiciais à cidade (o veto ao reajuste da data base reatroativo dos servidores e a reforma administrativa), Anselmo gastou meia página do Diário da Manhã de hoje para desfilar chavões em um artigo sem pé nem cabeça sobre o meio ambiente.

O presidente da Câmara alcançou uma proeza notável: o seu texto contemplou todas as teses superficiais que vagueiam discussões rasas sobre o futuro do planeta, sem exceção.

Para poupar o tempo e a preciosa paciência do leitor, o blog 24 Horas encheu-se de coragem e leu o texto inteiro. Separamos os melhores (ou piores) trechos e os destacamos logo abaixo.

Divirta-se.

1. “Estamos longe da conduta ideal relacionada ao respeito e cuidados com os recursos naturais”.

Ao que consta, o mundo inteiro já alcançou consenso em torno desta ideia. Não à toa acontecem conferências e encontros quase mensais para tratar do assunto. Anselmo poderia poupar os seus leitores desta perda de tempo.

2. “Muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos”.

Eis aí outro ponto do qual ninguém ousa discordar. Faltou ao vereador dizer que pontos são esses. Sim, o leitor tem razão: é impressionante que ele não tenha feito isso em um artigo de meia (!!!) página de jornal.

3. “O consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência”.

Outra ideia nada original. Muitos já se apropriaram dela, inclusive no cinema. O vereador deveria assistir Mad Max.

4. “Os principais problemas que afetam o Meio Ambiente são: o consumo exagerado de recursos naturais, o desmatamento, o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e destinação adequada de resíduos sólidos, desperdício de água, emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa, esgotamento do solo, poluentes diversos, a denominada impermeabilização do solo entre tantos outros agravantes”.

O trecho acima remete ao leitor a imagem de um professor em sala de aula da educação infantil, em frente ao quadro negro e com giz na mão.

5. “Estamos enfrentando as consequências de séculos de atitudes irrefletidas e predatórias”. 

Quem duvida?

6. “Devemos refletir e agir no sentido de preservar a vida”.

Uau.

[vejatambem artigos=” 46199,45657,45578,45007″]

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...