quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

O que fortalece a oposição é um conjunto coerente de ideias, não ataques e denúncias. É isso que o PMDB e Caiado não conseguem entender

Agarrados a um discurso pré-histórico, o PMDB e o senador Ronaldo Caiado acreditam que fazer oposição é atirar críticas e denúncias indiscriminadas contra o Governo do Estado, sem se ancorar em um conjunto coerente de ideias.

Os oposicionistas, em Goiás, parecem não pensar. São só ataques, acusações, agressões às vezes de caráter pessoal, que evidenciam ódio e rancor, mas passam longe de um projeto de poder alternativo, baseado em propostas que tenham algum significado para a população.

O governador Marconi Perillo, quando estava na oposição, ganhou notoriedade por comandar a estruturação de um plano para o futuro do Estado, que ganhou o nome de “Goiás Século 21”. Lembra a jornalista Fabiana Pulcineli, em um artigo publicado, que o plano embasou a candidatura de Marconi em 1998 e acabou ajudando na histórica vitória que teve sobre o então todopoderoso Iris Rezende.

Marconi, na época, dizia que a fixação com denúncias e combate a nome era estéril e que, com lastro em ideias e propostas, a oposição poderia vencer até mesmo o imbatível Iris ou então a candidatura à reeleição do governador Maguito Vilela. O jovem Marconi propôs então a união da oposição goiana “não em torno de pessoas, mas de propostas e projetos para Goiás”, conforme suas palavras textuais publicadas pelo jornal O Popular na edição do dia 15 de abril de 1997 – fato rememorado pela repórter Fabiana Pulcineli em seu artigo. Fabiana relata que, “após propor a união da oposição com base em ideias, Marconi e seu grupo partiram para a elaboração de um planejamento de Governo, intitulado ‘Goiás Século 21′, batendo na tecla da ousadia, da modernidade, do crescimento econômico do Estado, de novas práticas políticas, do novo. Em seguida, foram discutir esse plano com a sociedade, sob a liderança de Marconi.O resultado é que a oposição venceu as eleições de 1998, mesmo enfrentando o mais forte dos candidatos peemedebistas, o próprio Iris”.

O exemplo está aí. Mas a oposição não aprende.

[vejatambem artigos=” 46659,46642,46450,46425… “]