quinta-feira , 25 abril 2024
Nacional

Datafolha mostra que Dilma é recordista de reprovação: 65% do eleitorado consideram a presidente como ruim ou péssima

A presidente Dilma Rousseff chega ao final do primeiro semestre avaliada como ruim ou péssima por 65% do eleitorado, conforme pesquisa do Datafolha divulgada pela Folha de S. Paulo neste fim de semana.

No levantamento, realizado na quarta (17) e na quinta (18), o Datafolha apurou que apenas 10% dos brasileiros classificam o governo da petista como bom ou ótimo.

Em relação à última pesquisa, que saiu em abril, a reprovação de Dilma subiu cinco pontos; a aprovação oscilou três para baixo.

A atual taxa de aprovação da presidente é baixa, e em patamares muito parecidos, entre eleitores de diferentes níveis de renda. No grupo dos mais pobres, os que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos, 11% a aprovam, 62% a reprovam. No segmento dos mais ricos (acima de 10 salários), 12% a aprovam, 66% a reprovam.

Tendências parecidas ocorrem nos recortes por sexo, idade e escolaridade.

Por região, o padrão é o mesmo, isto é, Dilma é igualmente reprovada em todo o país. No Sudeste, a área mais populosa, só 7% aprovam a presidente. No Nordeste, 14%. A reprovação nos nove Estados nordestinos, área onde Dilma obteve enorme vantagem de votos na eleição de 2014, alcança 58%.

[vejatambem artigos=” 44947,45718,45680,45167… “]

Artigos relacionados