quinta-feira , 28 março 2024
Nacional

O Globo: presidente Dilma causa alvoroço nas redes sociais com homenagens a animais e vegetais

(Texto publicado pelo jornal O Globo)

Na última terça-feira, a presidente Dilma Rousseff causou discretos risos na plateia, durante o lançamento dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, ao saudar a mandioca, o que logo virou motivo de piada nas redes sociais. No evento, em Brasília, ela ressaltou a importância da raiz para a cultura indígena e homenageou o alimento, que classificou como uma das maiores “conquistas” do país. Mais um dos improvisos da presidente que, nos últimos anos, surpreenderam seus interlocutores.

— Certamente, teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, estou saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil — afirmou.

Presenteada por Marcos Terena, articulador dos jogos, com uma bola de folha de bananeira da Nova Zelândia, ela disse considerar o objeto um símbolo da evolução humana e citou as “mulheres sapiens”.

Os bodes também já foram homenageados. Em março de 2014, ao entregar máquinas para municípios, em Fortaleza, ela frisou a importância estratégica do animal para a região. “É para que o bode sobreviva que nós vamos ter de fazer também um Plano Safra”, declarou. Há dois anos, em cerimônia de anúncio de investimentos do PAC Mobilidade Urbana, em Porto Alegre, ao celebrar o 12 de outubro, citou a “figura oculta” por trás das crianças: “os cachorros”.

A citação inusitada à mandioca e os outros improvisos da presidente viraram alvo de gozação nas redes sociais, mas também receberam apoio de quem considerou exagerada a repercussão. “Ao saudar a mandioca, a presidenta prova que é uma especialista em falar abobrinhas”, publicou um usuário do Twitter. “Qualquer notícia agora é usada pela oposição para atacar Dilma. Agora é a história da mandioca e da mulher”, argumentou outro usuário.

Além de citar vegetais e animais, Dilma também causa estranhamento nas plateias ao citar termos técnicos. Como em junho de 2014, em seminário empresarial em Nova York, quando disse que o Brasil precisa de infraestrutura de banda larga “tanto backbone como backroll”. (*Estagiário, com supervisão de Carter Anderson)

Confira algumas frases da presidente:

Mulheres sapiens

“Então, para mim essa bola é um símbolo da nossa evolução. Quando nós criamos uma bola dessas, nós nos transformamos em Homo sapiens ou mulheres sapiens”

De volta ao passado

“Por que hoje? Porque era o dia que eu podia e ele podia. Quase que eu não podia, porque eu vinha para cá, mas como tem duas horas de fuso, ou seja, eu posso sair meio-dia de Brasília e chegar às 10h, eu fiz a reunião com o ministro Toffol”“

Ao dizer que pôde voltar no tempo, em Rio Branco, ao ser questionada pela imprensa sobre reunião com o ministro Dias Toffoli não prevista na agenda, em março de 2015

Padrão de banda larga

“Tem uma infraestrutura muito importante para o Brasil, que é também a infraestrutura relacionada ao fato de que nosso país precisa ter um padrão de banda larga compatível com a nossa, e uma infraestrutura de banda larga, tanto backbone como backroll”

Em julho de 2014, ao fazer balanço sobre importância da infraestrutura, no encerramento de seminário em Nova York

Os bodes

“Então, é para que o bode sobreviva que nós vamos ter de fazer também um Plano Safra que atenda os bodes, que são importantíssimos e fazem parte de toda tradição produtiva de muitas das regiões dos pequenos municípios aqui do estado”

Em março de 2014, em Fortaleza, durante cerimônia de entrega de máquinas para municípios do Ceará

O cachorro oculto

“O dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante”

Em outubro de 2013, sobre o Dia das Crianças, em cerimônia de anúncio de investimentos do PAC Mobilidade Urbana, em Porto Alegre

 

Artigos relacionados