sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Jornal Opção: sem pão, bolo nem bolacha, crianças da rede municipal “lancham” iogurte

A manhã desta quinta-feira foi de regime forçado para os alunos da Escola Municipal João Braz, que fica no setor São Judas Tadeu, em Goiânia.

O site do Jornal Opção denuncia que o corpo de diretores da unidade restringiu o lanche das crianças a uma xícara de iogurte. Pão e bolacha foram cortados. “Não é a primeira vez. É uma situação recorrente. Uma vergonha”, critica um funcionário que preferiu não se identificar.

Veja o que diz a reportagem:

De acordo com o Art. 14 da Resolução nº 26 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o cardápio deve suprir, no mínimo, 20% (vinte por cento) das necessidades nutricionais diárias quando ofertada uma refeição, para os alunos matriculados na educação básica, em período parcial.

Um copo de iogurte tem, em média, 150 calorias. Os alunos em questão do período matutino têm entre 9 e 15 anos. Segunda a nutricionista Mônica Laboissière, uma criança nesta faixa etária precisa, diariamente, de 1500 calorias. Sendo assim, o iogurte desta quinta-feira atendeu apenas a metade do preconizado pelo Ministério da Educação.

“É muito pouco. Primeiro, porque não é uma dieta balanceada, deficiente em carboidrato. O ideal é ter porcentagem distribuída na alimentação: 50% de carboidratos, 15% de proteína, 30% de gordura. Além disso, é extremamente negativo porque as crianças não estão mastigando, consequentemente não estimulando a gengiva. O que pode levar a problemas futuros”, lamenta ela.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...