terça-feira , 16 abril 2024
Nacional

Goiano Marcos Abrão está entre os 20 deputados que, de um dia para o outro, mudaram de opinião sobre redução da maioridade penal

O deputado federal Marcos Abrão Roriz, do PPS de Goiás, está entre os 20 parlamentares que mudaram de opinião a respeito da redução da maioridade penal de um dia para o outro e que viabilizaram a aprovação da matéria na madrugada desta quinta-feira, para alegria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

Na primeira votação do texto, realizada na quarta-feira, Marcos Abrão foi um dos 184 deputados que votaram contra a redução. Os outros goianos que haviam votado contra mantiveram suas posições na madrugada seguinte. Foram eles: Flávia Morais (PDT) e Rubens Otoni (PT).

Veja o que ele disse no Twitter horas antes de mudar de lado:

“Nenhum país que reduziu teve diminuição da criminalidade. Alguns já fizeram isso e voltaram atrás, como foi o caso da Alemanha e da Espanha. Diminuir a maioridade não reduz a violência! Não há provas que a redução da idade da imputabilidade penal reduza os índices de criminalidade. Iríamos à contramão das experiências mundiais que provaram não ser viável. Dos 10 países mais seguros do mundo, 7 tem maioridade em 18 anos. A redução poderia gerar + criminalidade e em longo prazo teríamos um aumento de infratores, ao contrário do que pensam quem defende a causa. Não posso votar pensando somente paliativamente. 70% de reincidências no sistema prisional, 36% para quem cumpre medidas socioeducativas. Não é preciso reduzir a maioridade penal, precisamos melhorar o ECA aumentando o tempo de internação e investindo em educação. Defenderei.

Artigos relacionados