sábado , 20 abril 2024
Goiás

Mentir e distorcer pode estar virando rotina para Caiado: agora, ele diz que Levy o informou de que Marconi apoia a reforma do ICMS. Não é verdade

Depois de ser pego na mentira em seu perfil no Twitter, quando afirmou que “tenho a honra de ser o senador mais votado da história de Goiás”, Ronaldo Caiado mostra de novo descuido com a verdade dos fatos.

Nesta semana, ele irrompeu na mídia garantindo que ouviu do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que o governador Marconi Perillo é favorável à reforma do ICMS que o governo federal tenta enfiar goela abaixo dos Estados e forçando uma tramitação a toque de caixa no Congresso Nacional. Da tribuna do Senado, repetiu a mentira.

Veja o que realmente aconteceu, leitor:

Primeiro, nem Marconi é favorável aos termos da reforma nem o ministro Levy disse isso a Caiado – que mais uma vez distorceu e exagerou, como parece estar se tornando rotina na sua atuação política.

Marconi não é a favor do projeto de reforma do ICMS, ao contrário. O governador é, sempre foi e continuando sendo ferrenho defensor dos interesses tributários dos Estados emergentes e da política de incentivos fiscais que é afetada diretamente pela proposta do governo federal.

Segundo, Caiado não ouviu o que disse que ouviu do ministro Levy. Olha só a diferença: o próprio senador contou em release distribuído pela sua assessoria que conversou com o titular da Fazenda e o questionou sobre o apoio dos governadores à reforma, ouvindo, como uma resposta genérica: que os chefes do Executivo nos Estados concordam com a reforma. Levy não mencionou o nome de Marconi, mas Caiado já saiu atacando o governador goiano e despudoramente o acusando de contrariar os interesses de Goiás.

Senador da República não pode mentir. Pelo menos não deveria.