terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

Confira onde as falas de Antônio Faleiros e Raquel Teixeira entram em choque na questão das OSs na gestão das escolas estaduais

Os dois secretários encarregados pelo governador Marconi Perillo de implantar nas escolas estaduais a gestão por Organizações Sociais não estão se entendendo e, pior, dando declarações à imprensa “em desalinho”, conforme anotou o site noticioso A Redação.

Dois pontos de discordância aparecem fortes nas informações prestadas pelo secretário extraordinário Antônio Faleiros, nomeado assessor especial de Marconi para o assunto das OSs na Educação, e pela secretária de Educação, Raquel Teixeira: a amplitude do novo modelo e a questão de possíveis Parcerias Público-Privadas na gestão das escolas estaduais, concorrendo com o sistema das OSs.

Faleiros diz que as OSs serão implantadas em todo o Estado em 2016, enquanto Raquel Teixeira garante que serão só nas 26 escolas de Águas Lindas, a título de teste. Quanto às PPPs, a titular da Seduce diz que também são uma hipótese em consideração e que serão experimentadas em 2017. Já Faleiros descarta totalmente a ideia.

Veja a declaração do secretário extraordinário Antônio Faleiros:

“Durante o ano de 2016 dá pra fazer todo o processo (de inserir OSs na Educação), em todas as 42 delegacias de ensino. Eu não chamaria Águas Lindas de projeto piloto, mas de primeiro. Não sei se o primeiro poderia ser chamado de piloto, porque concomitantemente deveríamos começar em outras regiões. Para PPP, a escola tem que ser nova. A rede atual não comporta PPP por isso”.

Veja agora a declaração da secretária Raquel Teixeira:

“Minha ideia é termos em 2016 um piloto de OS e outro de PPP. Quando o governador resolveu expandir o modelo de OS para as unidades de saúde do Estado ele já tinha o CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo), que já era um modelo de sucesso. Eu quero ter um CRER na educação antes de tomar a decisão, é preciso ter um piloto. Águas Lindas será esse CRER”.