sábado , 20 abril 2024
Goiás

Propaganda enganosa: anúncio da Prefeitura distorce dado fiscal como prova de que Aparecida “é uma das cidades mais bem administradas do país”

Um anúncio da Prefeitura de Aparecida, publicado em alguns sites noticiosos, como o do Jornal Opção online, parte de uma premissa verdadeira para apresentar uma conclusão absolutamente incorreta.

O anúncio afirma que, segundo o Índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro de Gestão Fiscal, Aparecida estaria “em 1º lugar em Goiás e 21º no Brasil como uma das cidades mais bem administradas do Brasil”.

Trata-se de propaganda enganosa. O Índice da Firjan refere-se apenas a dados fiscais e passam longe de sustentar uma afirmação tão ampla quanto a do anúncio da Prefeitura, de que Aparecida seria “uma das cidades mais bem administradas do Brasil”.

Aparecida, de fato, tirou uma nota pouco acima da média (0,7934) dentro do ranking dos municípios brasileiros – o conceito mais elevado foi conquistado por Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, que alcançou 0,9572 (a nota máxima é 1,0). Isso demonstra exclusivamente que a cidade tem uma gestão fiscal de bom padrão, acima da maioria dos municípios, porém não garante que, globalmente, se caracterize como “um dos municípios mais bem administrados do Brasil” (pode ser do ponto de vista fiscal, mas não genericamente.

Com o o anúncio está sendo pago com dinheiro público, seria conveniente que… exprimisse a verdade.

[vejatambem artigos=” 47497,47662… “]