sexta-feira , 29 março 2024
Goiás

Sobre a suposta inexistência de OSs para a Educação, Faleiros lembra que na época de repassar os hospitais também não havia, “mas nós conseguimos”

O secretário extraordinário Antônio Faleiros, nomeado assessor especial do governador Marconi Perillo para a implantação do modelo de gestão por Organizações Sociais nas escolas estaduais, não é novidade nenhuma a anunciada dificuldade para se encontrar OSs para participar do processo.

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, tem batido na tecla de que já fez dois chamamentos e não foram localizadas OSs interessadas. (Mas informações da Secretaria da Casa Civil, publicadas pelo Diário da Manhã nesta terça, revelam que inúmeras entidades apareceram e continuam aparecendo para manifestar interesse.)

Faleiros lembra que, quando da decisão de repassar os hospitais do Estado para as OSs, também não foi fácil. ““Na Saúde também enfrentamos isso. Só duas OS’s funcionavam no Estado, no CRER e na Santa Casa de Misericórdia d Anápolis. Elas não queriam ampliar suas ações para outros locais. Não havia contratos assinados com OS’s no Brasil, mas conseguimos”, ressalta o secretário extraordinário. Hoje, a experiência é um sucesso que atrai governadores e secretários de Saúde de todo o país, em verdadeira “romaria” a Goiás para conhecer os resultados.

O assessor especial de Marconi avalia que tudo depende de um “esforço” da parte do Governo do Estado. “É importante um esforço do Estado para que interessados possam se qualificar e aí sim possam participar do processo de chamamento. A dificuldade só ocorre pelo fato de não haverem Organizações Sociais administrando escolas, o que é uma novidade”, conclui.

[vejatambem artigos=” 47702,47625,47545,47236… “]