sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Ex-diretor da prefeitura admite que tráfico de influência é prática comum na liberação de alvarás para construtoras

Ao leitor deste blog, pode causar estranheza o fato de servidores da prefeitura de Goiânia, responsáveis pela liberação de alvarás para grandes empreendimentos imobiliários, serem costumeiramente contratados pelas construtoras para acelerar estes processos.

A prática é mais comum do que podemos imaginar.

A informação é do ex-chefe do Departamento de Análise e Aprovação de Projetos (Daap) na gestão Iris Rezende (PMDB), Douglas Branquinho, e foi confirmada pelo servidor Alberto Aureliano Bailoni. Ambos prestaram depoimento à CEI da Câmara de Vereadores criada para investigar fraude na concessão de alvarás.

Branquinho era chefe da famosa arquiteta Kellen Mendonça Santos, que já expôs na Casa Cor. Kellen foi contratada pela construtora Orca para acelerar um processo que estava travado havia dois anos. Em menos de 72 dias, a licença estava liberada. De acordo com o site do Jornal Opção, que acompanha de perto as sessões da CEI, o ex-chefe de Kellen disse não ter sentido constrangimento ao privilegiar a colega de trabalho.

“Se pelo menos como chefe de departamento ela não souber fazer direito… Eu acredito que ela apresentou projeto adequado, pois se estava no posto era porque, no mínimo, deveria saber fazer. Não há impeditivo [para que servidores prestem serviço às incorporadoras]. O processo que pede a liberação do alvará pode ser analisado normalmente por um servidor [que tenha o chefe como propositor], desde que seja por dois analistas diferentes. Se a gente não fizesse, quem iria fazer? Eu fiz e não vejo problema”, contou, em outro depoimento, a também arquiteta e analista Ana Maria Dantas.

“São raríssimos os [servidores] que não fazem projetos para construtoras”, relatou Bailoni.

 

 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...