sábado , 20 abril 2024
Goiás

Coluna Giro, em O Popular, confirma: Raquel Teixeira perdeu os poderes para Antônio Faleiros, no caso da transferência das escolas estaduais para as OSs

Nota principal da coluna Giro, em O Popular, informa que “o governador Marconi Perillo criará nesta semana uma comissão que terá o objetivo de agilizar a elaboração dos editais de chamamento público para transferir a gestão de escolas da rede estadual para Organizações Sociais”.

O texto continua e revela que o grupo será composto por representantes da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seduce), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Casa Civil, entre outros. “A ideia do governo é a de iniciar os chamamentos até 10 de setembro, mas isto pode acontecer antes”, reforça a coluna, atribuindo a informação ao secretário extraordinário Antônio Faleiros.

E é aí que a porca torce o rabo. Antônio Faleiros, a partir de agora, é quem dá as cartas no processo de implantação do modelo de gestão por OSs nas escolas do Estado. É ele quem presidirá a comissão – que foi na verdade criada por uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa (o que a coluna Giro esqueceu-se de informar). A secretária de Educação Raquel Teixeira será apenas integrante dessa comissão e, no final, terá como prêmio de consolação a prerrogativa de assinar os contratos com as Organizações Sociais.

“Para tornar o edital de chamamento mais atrativo, o governo estuda ampliar a primeira etapa das terceirizações. É discutida internamente a possibilidade de incluir, além das 26 escolas de Águas Lindas, outras cidades do Entorno, podendo chegar a 40 ou 50 unidades”, completa a coluna. De acordo com Giro, “também é possível que haja ao mesmo tempo outro chamamento com lotes de outra região do Estado. O martelo será batido pessoalmente pelo governador”.

Ou seja: tudo o que Raquel Teixeira não queria é o que Antônio Faleiros, agora no comando, vai fazer.