quinta-feira , 25 abril 2024
OAB Goiás

OAB-GO e o reajuste dos honorários dativos: Enil Henrique apostou no confronto com o governo, Lúcio Flávio se omitiu e Flávio Buonaduce resolveu

Os bastidores das conversações que levaram à decisão do governador Marconi Perillo de reajustar em 105% os honorários dativos (que é a remuneração dos advogados que atuam representando pessoas pobres) revelam que o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Goiás, Enil Henrique, fez uma aposta errada ao acreditar que arrancaria uma solução na base da pressão e do confronto.

Enil Henrique incentivou a advocacia dativa a paralisar os serviços – e esperou que o governo, para não deixar centenas de pessoas de baixa renda sem atendimento jurídico, seria obrigado a atender ao pleito de aumento dos honorários dativos.

Não funcionou. Não só o governador Marconi Perillo, mas qualquer governante detesta decidir sob ameaças ou chantagem. Enil Henrique chegou até a marcar uma audiência em Palácio, que teria acontecido sob clima frio e sem perspectiva de solução para o problema.

Mas o impasse acabou resolvido – pelas mãos do conselheiro da OAB-GO, Flávio Buonaduce, que também é candidato da OAB Forte à presidência da entidade. Ele abriu diálogo dos advogados com o governador e em uma audiência a que compareceu acompanhado pelos dirigentes das subseções da Ordem, colheu a boa notícia e mais um pouco: além do aumento de 105%, Marconi aceitou a sugestão de mandar um projeto para a Assembleia, estabelecendo que parte das receitas dos cartórios será reservada para o pagamento desses honorários, o que evitará atrasos no futuro.

E o candidato da oposição à OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva? Este, assistiu de longe, omitindo-se completamente. Vai ver estava ocupado preparando as feijoadas marqueteiras para catar votos no interior.

Artigos relacionados

OAB Goiás

OAB-GO entrega reforma das sedes das subseções de Catalão, Ipameri e Pires do Rio

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) entregou a...

OAB Goiás

Diretoria eleita da OAB-GO visita presidente da Assembleia e prefeito de Goiânia

A diretoria eleita da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás...

OAB Goiás

Diretoria eleita da OAB-GO visita presidente do TRT e defende relação harmoniosa

A diretoria eleita da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás...

OAB Goiás

42ª reunião do colégio de presidentes de subseções da OAB-GO acontecem Goiânia

No último ato solene da gestão de Lúcio Flávio à frente da...