quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

“Enquanto o Brasil discute ajustes, Goiás mostra que não é refém da crise e  lidera um projeto de desenvolvimento e inovação – o Inova Goiás”, diz Thiago Peixoto ao Diário da Manhã

Em entrevista ao Diário da Manhã, nesta segunda-feira, o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, adiantou mais detalhes sobre o Inova Goiás, programa de inovação tecnológica que o governador Marconi Perillo lança no próximo dia 2.

“Na atual gestão do governador Marconi Perillo, temos um foco muito claro do ponto de vista de planejamento: competitividade. Por isso, o objetivo do programa é colocar Goiás entre os três Estados que mais investem no setor de inovação e estimular o desenvolvimento econômico. Afinal, nada melhor para contribuir com a agenda de desenvolvimento do que um projeto de inovação. E é por isso que a Segplan é parceira da SED no Programa Estadual de Inovação e Tecnologia. Vamos contribuir, por exemplo, com o fornecimento de informações de nossa base de dados e indicadores e ainda com novas ferramentas tecnológicas que estão sendo desenvolvidas”, informou Thiago Peixoto.

Para o titular da Segplan, “ precisamos superar o discurso de crise. Temos que olhar para o futuro. Não podemos nos tornar reféns de um momento econômico ruim no país. Por isso, enquanto o Brasil discute ajustes, Goiás já lidera um projeto de desenvolvimento e inovação – o Inova Goiás. É fundamental pensar no pós-crise se queremos nos tornar um Estado mais competitivo”.

Thiago Peixoto garante que, mesmo em um momento de dificuldades financeiras, o Inova Goiás será totalmente sustentado, do ponto de vista fiscal e do caixa do Estado: “Parte do financiamento será feito por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Outra forma de financiamento pode ser também por meio de empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que possui linhas de crédito para apoio a políticas de inovação no Brasil, e principalmente do Banco do Brasil, que aportará R$ 450 milhões em três anos. Toda a captação e gerenciamento
desses recursos será feita pela Secretaria de Desenvolvimento”.