quinta-feira , 28 março 2024
Goiânia

Corrupção na gestão de Iris Rezende: vídeo mostra cobrança de propina para regularizar obra em Goiânia

O nome da mulher que aparece na foto é a arquiteta e urbanista Ariane Kelly de Carvalho Rego. Ela estrela um filme que foi exibido em reunião da CEI das Pastinhas, na Câmara Municipal, em que aparece pedindo propina para viabilizar a liberação de um alvará imobiliário na prefeitura de Goiânia.

No momento da gravação, ela conversa com o comerciante de gás José Lourenço de Souza, que estava atrás de um despachante para regularizar a obra de reforma da sua casa no Conjunto Guadalajara, em Goiânia.

“O fiscal vai lá na obra e vai ter um custo. Tudo tem custo. Porque vai ser resolvido por meio de propina, de corrupção. Tem muita construção ilegal em Goiânia, e o senhor sabe que todas estão regulares porque pagaram. Não adianta, no Brasil é assim. Quem vai falar o custo são eles”, afirma, referindo-se aos servidores da então Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável (Semdus), hoje Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação (Seplanh). Caso contrário, Lourenço de Souza teria de derrubar tudo o que já foi levantado. “E não compensa”, completa.

A arquiteta lembra ainda que quem irá intermediar o pagamento da propina com o servidor da prefeitura será ela mesma ou a despachante Carla Jaqueline do Nascimento Naciff. “Talvez mais a Jaqueline, que conhece os funcionários, e vai ligar para o contato dela na prefeitura e te passar o valor. E nós também vamos passar o nosso. Não é dinheiro de outro mundo não, dá para pagar.” Lourenço Souza não pagou o valor solicitado. Preferiu seguir o caminho legal.

É com base nessas falas que a CEI das Pastinhas pretende comprovar que o processo de liberação de alvarás de construção em Goiânia registrou reais irregularidades. As imagens foram gravadas em 2013.

Ariane será convocada a depor na CEI.

As informações foram publicadas no site do Jornal Opção.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...