quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Livro de pesquisadores da UFG, pago por Daniel Vilela, conclui que é “positivo” o desempenho da economia goiana, nos governos Marconi

Um dos seis artigos de pesquisadores da UFG que compõem o livro “Políticas Públicas em Goiás – Diagnóstico, Avaliação e Propostas”, editado com recursos da Assembleia Legislativa encaminhados pelo deputado federal Daniel Vilela, do PMDB, define como “positivo” o desempenho da economia goiana partir de 2000 – período que correspondem aos governos de Marconi Perillo.

Daniel Vilela é um dos maiores opositores do atual governo.

No livro, o artigo, escrito pelo professora e economista Francis Lee Ribeiro, ressalta as estratégias de crescimento do Estado baseadas na política de incentivos fiscais para a atração de empresas e nos sucessivos superávits nas exportações goianas, que garantem uma forte entrada de divisas para Goiás.

Segundo o texto, a economia goiana ocupa a 9ª posição no ranking dos Estados brasileiros e a 7ª posição na indústria de transformação. “Esses resultados ilustram o alcance das políticas públicas de industrialização do governo do Estado, considerando que estas possuem importante participação na construção da atual posição da indústria goiana”, escreve Francis Lee Ribeiro.

A pesquisa conclui que “a sustentação do crescimento industrial e do próprio dinamismo da economia, em Goiás, encontra na política de incentivos fiscais o seu maior incentivo”.