sábado , 20 abril 2024
OAB Goiás

Em nota, OAB Forte pede eleições transparentes e condena artifício da chapa de Lúcio Flávio de lançar candidaturas “estepes” para substituir impugnados

Abaixo, nota divulgada pela chapa OAB Forte, de Flávio Buonaduce:

 

NOTA ELEIÇÕES TRANSPARENTES

A condução arriscada de adversários nestas eleições vem criando um ambiente instável e inseguro, contrariando as exigências claras de um processo democrático.

A chapa OAB Forte, composta por 102 membros, postula uma eleição; entretanto a chapa OAB que queremos mantém a candidatura de cinco integrantes apenas com uma simples liminar. E, para assegurar um impedimento futuro, vale-se de um artífice de substitutos. Assim, nem o advogado eleitor sabe, de fato, em quem estará votando.

Em nota publicada hoje, a coordenação jurídica da chapa OAB que queremos mais confunde que esclarece. Diz literalmente que: “tomou o cuidado de apresentar subsidiariamente um substituto acompanhado de toda a documentação necessária, para cada candidato apresentado como inelegível pela Comissão Eleitoral da OAB-GO, de tal modo, que caso alguma liminar seja cassada, volta à chapa o substituto apresentado, não colocando em risco o registro da chapa”.

Em outras palavras, nas eleições de 2015 da Ordem dos Advogados do Brasil seção Goiás, o advogado goiano não sabe, neste dia 27, quem são, de fato, os concorrentes. E as demais chapas concorrentes igualmente não se oportunizou conhecer esses candidatos ‘alternativos’ para que se pudesse exercitar eventual impugnação sob suas condições de elegebilidade. Enquanto a chapa OAB Forte se mantém plena e na mais absoluta legalidade, no outro extremo, a chapa OAB que queremos utiliza subterfúgios para ludibriar o eleitor, desrespeitando as regras.

Não se pode disputar uma eleição com candidaturas ‘estepes’ em que não é dado o direito de escolha ao eleitor. Igualmente não é, no mínimo, razoável, que em um processo legítimo, não seja dado o direito de embate ao oponente quando não se sabe qual verdadeiramente é ele.

No caso específico de Thales Jayme da Chapa OAB que Queremos a justiça já reconheceu sua inelegibilidade; tanto a Justiça Federal de Goiás quanto o Tribunal Regional Federal da 1ª Região confirmaram o indeferimento da sua candidatura como vice-presidente de Lúcio Flávio.

Pelo exposto, a Chapa OAB Forte, de modo respeitoso, vem a público manifestar preocupação e repúdio diante deste cenário desleal das eleições. Mas, mais do que prejudicados com o desenrolar da campanha, a chapa OAB Forte se posiciona frontalmente contrário a este tipo de constrangimento que desrespeita o eleitor e é indigna do advogado.

Goiânia, 26 de novembro de 2015.

Artigos relacionados

OAB Goiás

OAB-GO entrega reforma das sedes das subseções de Catalão, Ipameri e Pires do Rio

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) entregou a...

OAB Goiás

Diretoria eleita da OAB-GO visita presidente da Assembleia e prefeito de Goiânia

A diretoria eleita da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás...

OAB Goiás

Diretoria eleita da OAB-GO visita presidente do TRT e defende relação harmoniosa

A diretoria eleita da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás...

OAB Goiás

42ª reunião do colégio de presidentes de subseções da OAB-GO acontecem Goiânia

No último ato solene da gestão de Lúcio Flávio à frente da...