quinta-feira , 28 março 2024
EleiçõesGoiás

Parlamentar há 7 anos sem nenhuma ideia ou proposta relevante, Daniel Vilela enfrenta o desafio de ser o que até hoje não foi: mais que apenas filho de Maguito

O deputado federal Daniel Vilela, que acaba de ser eleito presidente do diretório estadual do PMDB, já completou 7 anos de carreira parlamentar: foi vereador em Goiânia por 2 anos, depois deputado estadual por 4 anos e finalmente está na Câmara Federal há um ano.

Todas esses mandatos, diga-se de passagem, obtidos com base unica e exclusivamente no prestígio e na força dos cargos do pai de Daniel, o ex-governador e atual prefeito de Aparecida, Maguito Vilela.

Nessa pelo que se vê não tão curta trajetória de mandatos proporcionais, Daniel Vilela ainda não conseguiu se destacar pela força de uma proposta, um projeto, uma ideia qualquer capaz de chamar a atenção pela força ou importância para Goiás e sua população.

Como candidato a presidente do PMDB, ele se limitou a prometer ajudar os candidatos peemedebistas a prefeito, nas próximas eleições, e a tentar melhorar e modernizar a comunicação do partido. Só. Sobre o papel institucional da legenda, no debate político em Goiás, não disse uma palavra.

Críticas e ataques ao governador Marconi Perillo, Daniel Vilela fez e continua fazendo em profusão. É óbvio que essa obsessão tem como escopo o esforço para criar algum tipo de polarização com Marconi e quem sabe conseguir algum antagonismo para posicionar para futuras disputas eleitorais – ele, segundo o jornal O Popular neste sábado, “sonha” ser candidato a governador em 2012.

Marconi, no entanto, ou nunca tomou conhecimento da fuzilaria que Daniel Vilela dispara contra ele ou ignora, pela constatação de que se trata de falatório pueril que nada acrescenta em termos de alternativas para o Estado.

De qualquer forma, a cobertura que os principais jornais fizeram da eleição do deputado para o comando do diretório estadual peemedebista foi sintomática ao confluir para um consenso: se quiser alçar voos mais altos, Daniel Vilela precisa de “algo mais”, como registrou O Popular. Por “algo mais” leia-se: ideias, exatamente o que faltou para que ele, até agora, conseguisse avançar além da simples condição de filho do ex-governador e atual prefeito de Aparecida, Maguito Vilela.

[vejatambem artigos=”52624,52620,52607,52604… “]