quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Isso não é coisa de governo Marconi. Tem alguma coisa errada quando o legado do governador mais modernizante da história de Goiás é comprometido dessa maneira

O jornal O Popular, em seu portal na internet, acaba de postar foto e matéria sobre uma operação de emergência da prefeitura de Piracanjuba, tapando buracos com terra na rodovia que liga a cidade à BR-153.

Tudo bem. Buracos, em época de chuva, acontecem. Mas aí também é demais: terra para “recapear” e, o que é pior, por conta de uma prefeitura, que não tem a obrigação de conservar estradas estaduais. Claro: não funciona e não dura duas chuvas.

Nenhum governador da história de Goiás fez tanto pela modernização do Estado como Marconi Perillo. Ele tem um legado legitimamente construído de transformação da sociedade e da infraestrutura regional como nenhum outro. E é preciso ser justo: tapar buracos com terra não é, digamos assim, “padrão” de Marconi.

O que está acontecendo? A Agetop, ouvida por O Popular não deu explicações. Sabe-se que os recursos da agência foram “confiscados” pela Secretaria da Fazenda, que assumiu o controle do Fundo Estadual de Transportes, criado em 2011 justamente para investimentos na ampliação e principalmente conservação da malha viária estadual. Tudo isso precisa ser colocado em pratos limpos: a verdade dói, mas é melhor que a omissão ou o falseamento da realidade.

O fato é que o governador Marconi Perillo não merece ser penalizado pelo que está acontecendo – talvez até à sua própria revelia.