quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

O Popular: PT sempre foi um partido rejeitado em Goiás, Estado onde o discurso das esquerdas nunca sensibilizou a população

Reportagem de O Popular, neste sábado, levanta o resultado das eleições desde 20 anos atrás para concluir que o Partido dos Trabalhadores nunca se deu bem em Goiás.

“Sem nunca ter eleito um governador, o PT só venceu a disputa presidencial em Goiás no ano de 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela primeira vez com a maioria dos votos em 26 Estados, e no primeiro turno de 2010. À época, Dilma Rousseff (PT) disputava o governo pela primeira vez e acabou sendo derrotada por Geraldo Alckmin no segundo turno no Estado. Dados da Câmara dos Deputados mostram que, entre 1998 e 2014, o PT goiano atingiu seu ápice em 2002 e 2006, quando garantiu duas das 17 cadeiras. Em 1998, 2010 e 2014, só um parlamentar foi eleito pelo partido. A sigla também nunca conseguiu emplacar um senador por Goiás”, lembra o jornal.

Segundo a reportagem, Goiás seria um Estado naturalmente conservador, em razão das suas raízes econômicas no agronegócio. Ouvido na matéria, um professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o cientista político Wilson Ferreira Cunha apontou que “o discurso esquerdista sempre foi mal aceito”. “Goiás por ser agrário e Goiânia por ser uma cidade terciária, de serviço e comércios, não tem essa postura favorável à esquerda”, avaliou.